Seja para obter experiência profissional ou para cumprir com as exigências curriculares da faculdade, é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio. Muitas delas são oferecidas pelas empresas que procuram investir nesses estudantes para iniciá-los no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que captam pessoas jovens e com potencial de crescimento.
A entrevista de estágio não é muito diferente de uma entrevista comum de emprego: o recrutador conhece o candidato e analisa se o perfil se encaixa ou não dentro da posição pretendida. Geralmente um estagiário não possui muitas experiências profissionais no currículo, então nas entrevistas, são analisadas habilidades e competências comportamentais que podem ser tão valiosas quanto o conhecimento prático. Sendo assim, vivências em atividades extracurriculares, monitorias, centro acadêmico, e iniciativas onde são necessárias competências para solucionar problemas e se relacionar com pessoas são extremamente importantes.
Conheça cinco pontos avaliados numa entrevista de estágio para evitar erros!
1)Capacidade de questionar
Capacidade de questionar e pensar nos impactos de determinada ação. Grandes empresas costumam procurar por jovens que sejam além de apenas executores. É interessante possuir pensamento crítico, fazer análise de situações e propor resoluções. Essa habilidade pode ser exercitada durante uma conversa entre amigos, quando você expõe uma ideia e se propõe a escutar opiniões diferentes.
2)Comunicabilidade
Se comunicar bem é saber se expressar com clareza, com boa argumentação. Contudo, é essencial manter-se atualizado e informado, afinal ter repertório é um diferencial. Evite adotar posturas extremas, como oferecer muitos detalhes sobre algo ou ser muito conciso respondendo somente o básico. As entrevistas ideais seriam mais como uma conversa bem articulada e que flui com naturalidade.
3) Adaptar-se
Quando as coisas não derem certo, será preciso tirar os aprendizados daquela situação e recomeçar com motivação. É necessário ter energia para recomeçar e seguir em frente diante de um desafio, e esses não faltarão dentro do mundo corporativo. Quando as coisas não acontecerem como o planejado, será fundamental conseguir extrair aprendizados de uma determinada situação e buscar se aprimorar.
4) Ação
As empresas têm buscado cada vez mais por perfis solucionadores, que sejam comprometidos e autônomos. Respostas que possam refletir autonomia e proatividade são esperadas e bem recebidas. Como você age quando se depara com uma função para a qual não se sente capacitado o suficiente? A resposta para essa pergunta pode ser determinante na hora de traçar um perfil com potencial de ser selecionado.
5) Esforço
Energia e entusiasmo costumam chamar a atenção de recrutadores, podendo ser critério para um possível desempate. Perceber a empolgação e motivação na voz de alguém que gosta do que faz é cativante.
O estágio é o primeiro passo da vida profissional de muitas pessoas, por isso deve-se aproveitar essa oportunidade para adquirir experiência e impulsionar sua carreira. Portanto, esteja preparado para garantir seu sucesso!