O estágio é uma oportunidade em que muitos estudantes podem colocar em prática todos os conhecimentos absorvidos durante o curso profissionalizante ou na faculdade.

Fazer um estágio é muito importante para os futuros profissionais, já que nele além de praticar todo o aprendizado obtido, também constatará se a profissão escolhida foi acertada.

Quando uma pessoa se candidata pela primeira vez para um estágio existe a preocupação de não obter êxito pelo fato de terem pouca ou nenhuma experiência, porém nem todos os recrutadores estão à procura de estagiários experientes, isso dependerá muito do que a vaga exige.

A experiência é algo que ajuda bastante na hora de uma entrevista para um estágio, porém não é o elemento essencial, já que os recrutadores buscam muito mais que uma experiência nos estudantes.

Portanto, se você fica com receio de se candidatar a uma vaga por falta de experiência, está no momento de mudar esta perspectiva.

Os recrutadores têm buscado por estudantes que tenham facilidade em trabalhar em grupo, de se comunicar. Além disso, é essencial que os estudantes estejam preparados para enfrentar imprevistos e consequentemente, raciocinar de maneira rápida para solucionar o problema da melhor forma e eficácia possível.

Abaixo, listamos o que muitos recrutadores procuram nos candidatos à vaga de estágio

  • Demonstrar ao recrutador que possui uma visão estratégia e que tem condições reais de apresentar resultados satisfatórios. Há candidatos que cometem um grande erro quando na entrevista informam inúmeras qualidades, porém não possuem.
  • Apresentar uma comunicação objetiva, sincera e clara ao entrevistador, ressaltando os objetivos que deseja alcançar ao fazer aquele estágio ao qual se candidatou. Nesta hora, os candidatos que demonstram falta de segurança, inconsistência nos pensamentos, acabam imediatamente sendo eliminados.
  • Se o candidato já teve experiência anteriormente, deve transmitir de forma clara, como seu trabalho contribuiu para os resultados positivos da empresa anterior. Caso, o candidato se comunique de forma muito técnica ou superficial sobre o perfil comportamental, terá problemas com o entrevistador, pois ele quer espontaneidade.
  • O recrutador procura por pessoas transparentes, maduras e profissionais, ou seja, é necessário ser consciente em todos os seus atos e no caso de visualizar problemas, pedir orientação ao superior.
  • Quando uma pessoa é convidada para uma entrevista, é preciso ter conhecimento sobre a empresa, ou seja, as informações básicas. Desta forma, demonstrará ao entrevistador que foi preparado para a entrevista.
  • Durante o processo seletivo, os recrutadores buscam pessoas que possuem discurso estruturado e que fazem questionamento durante a entrevista. Claro, os questionamentos devem ser plausíveis.
  • Não adianta a pessoa ter toda uma preparação intelectual para a entrevista, se a apresentação pessoal está descuidada. Como muitos dizem, a primeira impressão é a que fica. Portanto, os recrutadores buscam um conjunto intelectual e apresentação pessoal.
  • Os recrutadores procuram pessoas que além de expor seus pontos de vista, também tenham a perspicácia em ouvir os pontos das demais pessoas, ou seja, quer estagiários que não somente apresentem sugestões ou críticas, mas que saiba ouvir as respostas e também posições dos demais.

Seguindo as recomendações apresentadas no artigo, o estudante que está em busca de um estágio terá mais sucesso em suas entrevistas.