Entre os principais requisitos que compõem uma vaga de emprego está a experiência. No entanto, como se pode obter o conhecimento requerido sem ter a oportunidade de aprender? É desse modo que as organizações devem pensar, ainda mais quando se trata de jovens profissionais.

 

As pessoas que acabaram de iniciar sua vida profissional, ou aquelas que praticamente a completaram, constituem a maioria da população em busca de emprego, que é excluída dos espaços de trabalho, no primeiro caso devido à falta de experiência, que só é adquirida no ambiente de trabalho e, no segundo, pela presunção de que uma idade avançada afeta a sua capacidade de aprendizagem.

 

Como vencer o desafio da falta de experiência

A experiência é obtida através da aprendizagem, do treinamento diário nas realizações das tarefas e desafios enfrentados para alcançar os resultados. Então, analisando o cenário atual do mercado de trabalho, as empresas precisam ter mais sensibilidade e ao invés de se concentrar na falta de experiência, analisar se o candidato mostra paixão por aprender, disposição para buscar o desenvolvimento e habilidades que possam ser mais atraentes, a fim de colaborar para compor a equipe.

 

Outro fato importante é que os profissionais precisam mostrar que mesmo com a falta de experiência buscam se aprimorar através de cursos, palestras, workshops, coaching e outros. Entenda que a empresa procura candidatos que chamem a atenção, então, se você não tem experiência apresente algo a mais. Não fique parado.

 

Se está na faculdade, apresente seus trabalhos acadêmicos que te fizeram obter conhecimentos agregadores, se foi o líder, mostre como sua capacidade de liderança fez com o grupo todo conseguisse executar a tarefa com eficiência.

Já concluiu a faculdade? O ideal é acrescentar novos conhecimentos a essa formação, se especialize em um campo. Aprimore o inglês, faça parte de grupos que te ajudem a estar por dentro das novidades da carreira que escolheu. Foque em ser aquele candidato que as empresas jamais dispensariam, mesmo sem ter a tão pedida experiência.

 

Para quem tem pelo menos um mínimo de experiência, mas passou um tempo fora do mercado de trabalho a atualização da carreira deve ser constante. Quais são os conhecimentos que faltam e que ainda não possui? Avalie isso.

 

Mesmo que seja um grande desafio, é possível conseguir uma vaga de emprego, não desista. Apesar de todo esforço em obter o máximo de conhecimento, o que não pode faltar na hora da entrevista para que você não deixe a oportunidade passar é a preparação. Se prepare, tenha confiança, busque se conhecer para saber seus pontos fortes e pontos que necessitam melhorar.

 

Seu sucesso depende apenas de si próprio e acredite, você consegue!

 

Quer mais dicas para se destacar no mercado de trabalho? Consulte já os nossos especialistas em carreira!