Competências como resiliência, confiança e pensamento crítico têm papel fundamental no mercado de trabalho. No tempo das inovações tecnológicas, internet e globalização, as empresas têm procurado por profissionais que possuam habilidades para lidar com situações que demandam adaptação e equilíbrio emocional, para além de somente conhecimentos técnicos e operacionais.
O que se percebe cada vez mais, é que relacionamentos positivos com os parceiros de trabalho, e as relações sociais que são formadas, são o primeiro passo para que as organizações construam um ambiente de fato desenvolvido. A atmosfera da companhia está ligada diretamente com a capacidade de colaboração, empatia e cooperação entre os funcionários e colaboradores.
Pensando nessas novas necessidades do mercado, é importante desenvolver competências tais como resiliência, confiança, empatia, curiosidade e pensamento crítico. Todas essas características são testadas e estimuladas a todo momento e acabam ditando nossos relacionamentos e reações cotidianas.



O que são Habilidades Socioemocionais?

Habilidades Socioemocionais são como um conjunto de aptidões que se desenvolvem a juntamente da Inteligência Emocional das pessoas. Em síntese, elas se baseiam em dois tipos de relação: intrapessoal (comportamento para consigo mesmo), e inter pessoal (comportamento para com as outras pessoas), são aquelas características e traços interiores que geralmente passam despercebidos no dia-a-dia, por serem subjetivas, acabam muitas vezes ficando em segundo plano

Além disso, a carência dessas habilidades só costumam evidenciar-se diante de problemas, quando se percebe que não estamos emocionalmente aptos para lidar com os desafios que surgem.



Habilidades Socioemocionais e os profissionais do futuro

As habilidades mais almejadas para a nova geração de profissionais, como criatividade, autoconfiança, adaptação e responsabilidade, devem ser trabalhadas e encorajadas. Profissionais com esses atributos, geralmente são mais capazes de lidar e de solucionar situações complexas, trazer inovações e propostas originais e ajudando no desenvolvimento de um ambiente mais harmônico dentro da empresa.
Levar em consideração essas habilidades não significa ignorar as competências mais técnicas, e sim incorporar novas características para que o profissional saiba enfrentar desafios, conviver bem e alavancar o desempenho da empresa. Cada vez mais, a educação voltada para Habilidades Socioemocionais vem ganhando espaço em relação às abordagens mais padronizadas e mecanizadas.


Pilares Socioemocionais

As habilidades socioemocionais são competências da Inteligência Emocional que podem ser divididas como:

Emocionais
Contemplam aptidões como senso autocrítico, autoconfiança, saber reagir de forma adequada ao perder ou ganhar, assim como aprender com os erros, e responsabilidade para com as funções atribuídas.

Também são habilidades emocionais, o domínio ao lidar com as próprias emoções frente a desafios e situações cotidianas.

Sociais

Diz respeito à capacidade de lidar com as pessoas e questões externas. São habilidades de colaborar e contribuir, lidar com regras, cooperar, comunicar-se bem, cooperar em competição saudáveis, e solucionar possíveis conflitos.

Éticas

Agir com tolerância, aceitar diferenças, respeitar espaços e pessoas, são qualidades dessa área. É sobre saber agir corretamente para o bem comum.



Analisar e entender a importância dessas habilidades é fundamental para que seja possível identificar em quais pontos devemos melhorar e desenvolver. Desta maneira, compreende-se melhor a forma que elas interagem umas com as outras, a fim de aprimorar potenciais que já existem dentro de nós.