Receber a opinião sobre tudo que desenvolve e como você atua dentro da empresa, não é uma tarefa fácil. Isso, porque o feedback pode não ser sempre positivo e vir com opiniões que apontam falhas que necessitam de uma autoanálise.
No mundo corporativo, o feedback é considerado pelos profissionais como a melhor forma de medição de desempenho, pois é através dessa análise que conseguem mensurar os pontos fortes, as oportunidades de crescimento e como está a aceitação da empresa referente o trabalho desenvolvido.
De acordo com os autores do livro Feedback, Roland & Frances Bee, o “feedback é uma parte integral da comunicação de duas vias”, ou seja, quem solicita deseja receber uma resposta que pode ser positiva e/ou negativa. E, é aí que o profissional precisa ter amadurecido a ideia de que ganhará um grande “presente” para o seu desenvolvimento profissional.
Confira abaixo os benefícios que o feedback pode proporcionar a sua carreira
1- Para o líder, o feedback é um excelente mecanismo de atrair mais proximidade com os colaboradores. Já para o colaborador, ao solicitar, demonstra interesse e força de vontade para exercer melhorias no trabalho.
2- Aumenta a confiança do Colaborador, pois sabe que pode contar com a ajuda de seu Gestor dentro da empresa.
3- Quando for negativo, permite que o profissional tente desenvolver-se melhor e, consequentemente, evitar a demissão sem saber ao certo o real motivo do desligamento.
4- Diminui o Turnover (o giro de entradas e saídas de colaboradores) da empresa.
5- O feedback é uma ótima maneira de aperfeiçoar o marketing pessoal. Isso porque, normalmente no dia a dia, alguns líderes não conseguem notar com exatidão todo o trabalho que o profissional desenvolve. Portanto, use esse momento para apresentar os seus diferenciais como profissional.
6- Também ajuda manter o ambiente de trabalho mais agradável e com metas claras, sendo assim, diminuindo a quantidade de mal entendido para a concretização dos objetivos traçados.