Artigo produzido para o portal iG
A taxa de desemprego do Brasil no trimestre encerrado em agosto apresentou a maior taxa da série histórica, com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas. Em meio a difícil situação do mercado de trabalho do País, com tantos profissionais em busca de relocação, o ideal é se preparar e apresentar diferenciais que possam te levar à conquista de uma boa vaga de emprego.
Pensando nisso, o Brasil Econômico preparou algumas ações essenciais para quem está em busca de emprego, que podem ajudar o profissional a se destacar sobre os concorrentes e, assim, estar mais perto da vaga tão esperada. As dicas são da coach e presidente do Grupo Elemento RH, Luciana Ferreira.
1 – Estratégias de contato
Assim como fazemos dentro do ambiente profissional, planejando e traçando uma estratégia para projetos, quando estamos em busca de trabalho, também devemos elaborar táticas adequadas para enviar currículos e entrar em contato com empresas. Com isso, acaba sendo mais fácil chegar à pessoa e ao local certos, ou seja, mais próximos do que desejamos.
Para isso, a dica é da especialista é: faça duas listas, sendo uma com as empresas que você gostaria de trabalhar e outra com os profissionais da sua área que você pode contatar e ativar seu networking. Aliás, esse contato é fundamental para abrir novos caminhos, pois as indicações costumam ser muito poderosas na conquista de uma vaga.
2 – Networking
Como falado anteriormente, a sua rede de contatos é um dos seus maiores tesouros profissionais. Mesmo que esteja empregado, mantenha o networking ativo – já que não só serve para quem busca recolocação, mas também para todo profissional que deseja orientações para o desenvolvimento da carreira, ou ajuda em algum projeto.
3 – Currículo atualizado
Lembre-se de que você é sua marca, o produto que deve vender o tempo todo. Ao pensar dessa maneira, é mais fácil elaborar e atualizar corretamente o currículo, pois ele é o seu “cartão de visitas”. É por meio dele que o recrutador vai te conhecer, portanto, capriche!
A dica é ressaltar seus resultados e atualize suas redes sociais profissionais com estas informações.
4 – Propósitos e desejos
Responda à pergunta: qual a história quer contar para si daqui a 5 ou 10 anos?
Depois de pensar e responder a isso, conseguirá entender melhor por qual caminho deseja caminhar. Afinal, os percursos são a única forma de chegar aonde quer – ou, ao menos, próximo disso.
Não deixe de fazer uma reflexão acerca de possibilidades e sonhos. Faça uma análise dos seus pontos fortes e fracos, das suas principais competências, do que você faria e não faria novamente, o que já realizou e ainda pretende realizar. Acredite: os recrutadores valorizam profissionais seguros a respeito de seu propósito e que conheçam o mercado em que irão atuar.
5 – Protagonize sua carreira
Olhe para frente e veja o que precisa mudar e melhorar no âmbito profissional. Busque cursos de aperfeiçoamento, procure utilizar o tempo livre para seu desenvolver-se continuamente, procure frequentar eventos e palestras para aumentar sua rede de contatos.
Tanto na entrevista, quanto no currículo, destaque sempre características que o diferenciam no mercado. Lembre-se: em época de procura virtual, estará na frente aquele que faz contatos via e-mail ou telefone com profissionais. A dica da especialista é que você convide amigos para um happy hour ou café, colocando-se sempre à disposição de maneira elegante e discreta.
Monitore suas atividades, faça uma planilha para organizar os contatos realizados, almoços, cadastros, data em que aconteceu, entrevistas realizadas e follow-up.
Uma boa sugestão: monte um funil de oportunidades.
6 – Entrevistas
Para as entrevistas, seja disciplinado, procure chegar pelo menos 15 minutos antes do horário agendado, esteja preparado e responda as perguntas com segurança, sem esquivar-se. Se a oportunidade for temporária ou autônoma, não descarte a possibilidade, ela pode ser o primeiro passo para ingressar na empresa em questão.
Procure sempre manter-se calmo e confiante, pesquise antes a companhia, seus produtos e serviços, foque em seu interesse, em suas qualidades. Assim, é muito mais fácil – não só entrar na empresa, mas, também, conquistar um bom emprego.
Fonte: Economia – iG @ http://economia.ig.com.br/2016-09-30/emprego.html