Nos últimos tempos nota-se uma desumanização no RH e isso vem gerando um grande problema para as empresas, e, quando não se tem um RH humanizado a tendência é que os colaboradores se sintam desamparados já que são vistos apenas como números dentro das organizações, e acabam não vendo também perspectivas de crescimento, e nota-se que o RH não sabe lidar nem desenvolver pessoas, e isso faz com que haja um conflitos internos e alto índice de turnover.

Muitas vezes quando não é o RH que é falho, é muitas vezes a inexistência dessa área dentro da empresa, e é a partir disso que vem a Mentoria de RH, para auxiliar tanto na equipe interna que já se tem, quanto nas empresas que não tem condições de possuir uma.

A mentoria pode trabalhar nos vários subsistemas de RH: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, integração de novos colaboradores e trabalhos como pesquisa de clima e avaliação de desempenho.

O que é uma mentoria de RH?

A mentoria nasce com o intuito de realizar melhorias dentro da empresa, ajudando o gestor, o profissional de RH, a ter uma visão externa dos problemas e soluções com um foco mais crítico em relação aos processos que envolvem a gestão do capital humano, e vem também auxiliando no suporte e gestão de equipes, integração, recrutamento e treinamentos. 

Após um diagnóstico, a mentoria realiza um desenho de soluções e como aplicá-las na empresa. Dessa forma, fazendo com que a organização tenha um bom clima organizacional, uma cultura sólida, e então alcance melhores resultados.

Quais as vantagens em contratar uma mentoria de RH?

  1. Redução do turnover:

Com a mentoria suas contratações tendem a ser mais estratégicas o que causa a queda do turnover em sua empresa.

  1. Retenção de talentos:

A mentoria trabalha auxiliando na gestão de pessoas, trabalhando desde feedbacks estruturados até alinhamentos de expectativas através de um plano de desenvolvimento individual (PDI), contribuindo para que os colaboradores se desenvolvam melhor e tenham expectativas futuras alinhadas com a organização.

  1. Desenvolvimento de pessoas:

Tendo treinamentos coordenados pela mentoria de RH, fica fácil desenvolver os colaboradores na empresa, para que se tornem mais eficientes. Dessa forma, promoções e recrutamento interno acabam sendo mais atrativos para a empresa, além de servir como motivação para os colaboradores.

  1. Aumento da motivação:

Com todos os tópicos acima funcionando, uma estratégia de Employee Experience e uma oferta de recompensas por desempenho, a motivação interna aumenta consequentemente.  

  1. Definição do culture code:

O culture code nada mais é que o “código de cultura” da empresa; ele é o código que expressa os valores da cultura organizacional presente na organização.

Tendo uma cultura organizacional forte é possível fazer um melhor recrutamento, tendo em vista que buscará profissionais que tenham um fit cultural mais compatível com a empresa.

  1. Melhoria do Clima organizacional:

Investir na melhoria do clima organizacional é de suma importância pelo tanto de benefícios que proporciona para a empresa. Com um clima organizacional bom, os colaboradores irão vestir de fato a camisa da empresa, já que estarão alinhados e acreditarão na organização.

  1. Inovação:

A mentoria de RH utiliza ferramentas tecnológicas para seus processos, trazendo dessa forma, sempre os melhores resultados para sua empresa. 

Saia da arquibancada, e venha para o jogo. Pois enquanto você está pensando, seu concorrente está agindo. Entre em contato agora com nossos especialistas!