Networking: Como conquistar uma rede de contatos eficiente

O networking é a chave do sucesso. Com uma rede de contatos eficaz é possível encontrar novas oportunidades de trabalho, fazer parcerias para negócio e até mesmo achar talentos para a sua empresa.

Ao se conectar com diversos tipos de pessoas e perfis profissionais você pode agregar conhecimento sobre sua área de atuação, trocar experiências e informações que podem te ajudar a se destacar na carreira, além de ter novos insights para o seu negócio e empresa.

Por isso, é necessário conhecer e ter uma rede com contatos que gerem resultados e vão de acordo com os seus objetivos atuais.

 

Dicas para construir um networking valioso

 

Liste seus contatos

Todos possuem uma rede de contatos de amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros. Sendo assim, procure identificar quais desses contatos podem te ajudar a alcançar seus objetivos.

O importante é se conectar com quem tem os mesmos interesses, por exemplo, se você atua na área de comunicação ou marketing, busque contatos que também possuem conhecimentos deste segmento para que possam conversar sobre as mudanças e inovações da carreira ou fazer indicações de vagas.

 

Amplie sua rede de contatos

Seja na faculdade, encontro com amigos, festas ou eventos, enfim, qualquer lugar pode ser uma boa oportunidade para se conectar e conhecer novas pessoas, mas para isso é preciso estar disposto a se apresentar e mostrar quem você é.

Para ampliar o seu networking é necessário estar em lugares onde é possível conhecer profissionais e diferente tipo de pessoas, como participando de palestras ou eventos da sua área e até mesmo fazer parte de grupos e aplicativos que visam criar essa conexão.

 

O networking deve ser constante

Você não deve se conectar as pessoas apenas quando precisar da ajuda delas, o networking é algo que necessita ser mantido constantemente. Procure conhecer, entender o que o outro pode ter de você, mostre empatia e dê atenção ao que essa pessoa precisa no momento, pois além de contatos, o networking é uma troca. As duas partes ganham mantendo essa relação.

Por isso, não seja egoísta, assim como você a outra pessoa também está em busca de oportunidades e conhecimento, desta forma esteja disposto a compartilhar. Vale sempre a pena descobrir os desejos e preocupações de um contato, pois as chances são altas de que você possa encontrar algo que te faça feliz em poder oferecer.

 

Pense em pessoas, não em posições

Muitas vezes quando se fala em networking, alguns se concentram apenas em se conectar e conhecer pessoas que possuem grandes posições, não é uma maneira errada de se pensar, porém para chegar em CEOs, Diretores e Executivos pode ser uma tarefa bastante desafiadora, e sendo assim é preciso escalar certos degraus.

Há diversas pessoas ao seu redor que podem te ajudar a chegar onde almeja, não se deve excluir conexões pelo fato de elas não ocuparem cargos importantíssimos, pois em algum momento elas podem chegar lá.

Pense primeiramente em se conectar as pessoas e, posteriormente, se preocupe com o cargo ou posição, todos os tipos de relacionamento em um networking é interessante e agregador de certa forma. Aproveite todas as oportunidades.

 

Torne-se conhecido como um recurso poderoso para os outros

Quando você é conhecido como uma referência em algum setor ou por obter um certo conhecimento, as pessoas lembram-se de pedir sugestões, ideias, nomes de outros contatos, entre outros. Isso mantém você visível para elas.

Para ser lembrado é preciso ser visto, portanto quanto mais perto e presente nos encontros ou grupos, mais as pessoas terão a chance de te conhecer e te ligar a um certo assunto e necessidade.

Isso amplia as oportunidades, fazendo abrir portas para novos negócios.