A desigualdade de gênero é algo que não é novidade no meio empresarial, a luta feminina por salários melhores e cargos de liderança é pauta todos os anos nas melhorias de RH, mas como promover a liderança feminina dentro da empresa?

Sempre houve uma grande invisibilidade de mulheres com perfil de liderança dentro das empresas, mas com o assunto diversidade em alta nos últimos tempos, esse perfil começa a ser mais valorizado e buscado.

No entanto, promover a Liderança Feminina nas empresas é uma prioridade para negócios que querem potencializar a gestão e alcançar melhores resultados e perenidade nos negócios. Mas antes, precisa ficar claro que o conceito de liderança não se mede apenas através do número de titulações, nível financeiro ou gênero do líder em potencial.

5 Dicas para promover a liderança feminina dentro da empresa:

  1. Consultoria e treinamento

É tudo uma questão de dar o exemplo. O maior problema com a falta de representação feminina no poder é muitas vezes a falta de bons modelos. Se a sua empresa já tem mulheres em cargos de supervisão, você pode fornecer orientação e sessões individuais para inspirar e capacitar outras pessoas a seguir seus passos e aprender com seus erros. Ou ainda, criar um Programa de Trainee específico para mulheres líderes.

  1. Promover a diversidade na empresa

É fato que as mulheres enfrentam desafios diários que os homens nunca enfrentaram.Pesquisas mostram que mulheres têm 33 % mais chances de serem interrompidas por homens quando estão falando. Isso acaba com a confiança ao expressar ideias ou discuti-las em um grupo misto. Trabalhar em espaços onde todos possam ter lugar para se expressar é fundamental para promover a liderança. 

  1.  Faça um plano estratégico de carreira

Além de oferecer remuneração com igualdade de gênero, é uma boa ideia ter planos de carreira que possam ajudar a reduzir a rotatividade de sua empresa e desenvolver talentos femininos em sua organização.

  1.  Criar espaços seguros e salário emocional

Sempre que se fala de liderança feminina e equidade de gênero precisamos mencionar o assédio e a violência no trabalho. Isso é algo que ainda é um problema dentro das instituições e que frequentemente pode ameaçar o bem-estar no local de trabalho. Este é um dos grandes desafios da gestão de pessoas nos últimos anos. Nessa perspectiva, é de suma importância apostar em políticas empresariais que tenham tolerância zero para qualquer tipo de situação de agressão ou micro-agressão a qualquer um de seus membros. Seja ela física, psicológica ou moral.

  1. Incorporar políticas eficazes de igualdade de gênero

Introduzir políticas empresariais que promovam a igualdade é essencial. É muito importante criar pesquisas para saber quais as necessidades e vivências das mulheres dentro da empresa. E é uma boa ideia iniciar processos de recrutamento que evitem preconceitos de gênero, podendo escrever os anúncios de vaga em tom neutro.

E aí, esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém que precisa saber disso!