Mas, nem sempre investir no desenvolvimento de pessoas, é suficiente para o alcance de objetivos.
Nesse sentido, diante desse cenário atual, as barreiras deparadas pelos profissionais e organizações causam incomodo, aonde podem ser trabalhadas em processos de coaching ou mentoring, afim de desenvolver e despertar competências, habilidades e atitudes para obtenção da excelência empresarial.
Dessa forma, o coaching e o mentoring, são confundidos, onde apesar de terem um proposito comum, existe uma grande diferença entre ambas as técnicas, mas complementando-se em alguns casos.
Contudo, a principal diferença entre as técnicas são:
Coaching: Nesta técnica o Coach direciona o coachee, lhe ajudando no caminho a desenvolver habilidades e competências, com o objetivo de maximizar os resultados e faze-lo evoluir, onde o Coach não dá os caminhos, porém lhe leva a reflexões e desperta seus talentos adormecidos; ou seja, o processo de coaching seu objetivo é focar no crescimento pessoal do indivíduo, nos resultados, na tarefa e no relacionamento de curto prazo.
Mentoring: Diferentemente do Coach, o mentorng tem um papel importante nas organizações, sendo solicitado no caso de substituição ou aposentadoria. Assim como o coaching, o mentoring tem fundamental importância na trajetória do profissional, porém o mentor guia a pessoa, ensina e aconselha, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal e profissional, voltando-se á transferência do conhecimento.
Entretanto para ficar clara a diferença entre um e outro, o quadro abaixo conforme Araujo (2010) lhe auxiliará no momento de buscar um profissional no mercado, sabendo o momento de procurar por um coaching ou mentor.
Em resumo, o coaching e o mentoring, tornam-se dois caminhos importantes na carreira, afim de promover a melhoria contínua, seja no campo pessoal ou profissional. Contudo, para ter sucesso com ambos, é essencial que haja a atitude de transformação em ambos os lados (profissional e mentor/coach).
Ainda, é importante ressaltar que antes de contratar um Coach ou mentor, verifique suas referências, experiências, avalie sua formação, analise sua reputação, os valores cobrados (quem cobra caro possui experiência e clientes condizentes), e cases de sucesso.
Dessa forma, essa decisão deve ser pessoal e refletir a vontade de ser um profissional ou uma pessoa melhor por si mesmo, não visando atender às expectativas de somente do mercado.
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