A maior dificuldade, hoje, para conseguir um emprego está nos momentos iniciais, antes de sair a procura. Isto é, quando você vai em busca de um trabalho, a primeira coisa que você faz é montar o seu currículo.
Você precisará escrever um excelente currículo para obter sua candidatura selecionada para uma entrevista.
No entanto, muitos profissionais acabam “pecando” nessa hora, pelo simples fato de não saber elaborar um bom curriculum vitae ou não se atentar aos pequenos detalhes.
Se você está em busca de dicas para melhorar o seu CV e se tornar um destaque aos olhos dos recrutadores, então acompanhe essas dicas e aumente suas chances no mercado de trabalho.
- Formato do currículo
Existem vários tipos básicos de currículos utilizados para candidatar-se a vagas de emprego. Dependendo das suas circunstâncias pessoais e profissionais, escolha um currículo específico.
Use um modelo que poderá apresentar melhor sua experiência de trabalho, formação educacional e conjunto de habilidades.
- Informações importantes
A primeira coisa que você deve observar é se o seu currículo está com informações em excesso. Tem pessoas que acabam colocando dados demais, os quais não tem necessidade de inserir. Por exemplo, colocar o número do seu CPF ou do seu RG no currículo, não tem motivo e nem interessa ao selecionador, naquele momento.
O importante é ser objetivo. Coloque dados para contato, seu nome completo e não esqueça de inserir seu objetivo profissional, é muito importante essa informação, pois assim, o recrutador poderá te direcionar melhor a uma oportunidade de emprego que se encaixe ao seu perfil.
- Evite colocar fotos
Outro erro muito comum de quem vai montar um currículo é inserir fotos. Não se deve colocar fotos, a menos que o selecionador solicite, do contrário, não será necessário.
E mais, se caso for pedido alguma foto, coloque uma 3×4 ou qualquer outra que mostre mais seriedade. Nada de inserir fotos com selfies ou fotos de perfil de mídias sociais. Este é um momento sério e, é sua carreira profissional que está em jogo. Por isso, busque ser bem direto na hora de criar o seu CV.
- Linguagem do currículo
Esse é um item bastante importante, pois envolve tanto a linguagem gráfica quanto a linguagem escrita.
Antes de distribuir o seu currículo verifique se escreveu tudo de forma correta, se houverem erros gramaticais, faça a correção imediatamente. Não utilize gírias ou escreva de maneira informal, pois pode passar uma imagem negativa do profissional que você é. Dessa forma, recomendamos que se atente ao português e busque formalidade em suas descrições.
Além disso, quando utilizar as fontes gráficas para montar o currículo, use apenas tons sóbrios, nada de utilizar letras cursivas, colorir as palavras ou deixar muito enfeitado o seu curriculum vitae.
- Formação e experiências profissionais
Por fim, sugerimos que você faça algumas descrições, tanto na formação quanto nas experiências profissionais. Especifique qual o seu tipo de formação, tais como: escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, além disso, informe o nome da instituição, cidade, diploma e ano de conclusão.
Com relação a formação, você deve inserir não apenas o que já concluiu, mas se teve algum destaque dentro do ambiente escolar. Por exemplo: se já fez palestras, era do grêmio, realizou um intercambio, enfim, tudo isso pode acrescentar a sua busca de recolocação no mercado.
Enquanto que nas experiências profissionais, você não pode deixar de escrever no seu currículo as principais funções desempenhadas. E mais, você pode colocar os cargos que subiu dentro da empresa, isso irá contar muitos pontos.