Artigo produzido para o portal Canal Executivo
Por Luciana Ferreira

O Brasil tem hoje 11,6 milhões de desempregados em busca de recolocação no mercado. Há também quem esteja empregado, mas queira mudar de área ou empreender e ainda tem aqueles que estão iniciando a carreira. Em todos esses casos o currículo pode fazer a diferença, pois ele é o cartão de visita do profissional. Saber construir e redigir o documento pode ser determinante para o sucesso ou fracasso nos processos seletivos.

Para ajudar com o assunto, a Coath e presidente do Grupo RH, Luciana Ferreira, dá algumas dicas para montar um currículo campeão. Vejam:

É importante destacar suas principais competências e deixar as informações principais em evidência, pois isso é um convite para o selecionador a ler suas qualificações.

O passo inicial para a construção de um bom currículo é colocar seus dados pessoais como:

Nome completo, endereço e contatos de e-mail e telefone;

Objetivo profissional, informando a vaga pretendida;

Histórico profissional: destaque suas três últimas experiências, com data de início e final, cargo, começando pela mais recente. Caso ainda não tenha nenhuma experiência, coloque seus trabalhos voluntários, atividades desenvolvidas na escola, igreja, grupos e aptidões desenvolvidas nestas áreas;

Histórico escolar: formação acadêmica, cursos, especializações ou nível de escolaridade (Ensino médio completo, por exemplo);

Conhecimentos em informática, softwares, internet e idiomas;

Cursos extracurriculares compatíveis com a vaga;

Programas de intercâmbio e voluntariado.

E O QUE EVITAR?

Quer potencializar ainda mais os seus resultados profissionais e valorizar seu currículo? Invista em aprimoramento e evolução contínua.

É desnecessário colocar fotografia no currículo. Essa regra é uma exceção quando esta é solicitada. Ao ser solicitada coloque uma foto 3×4, evite fotos de “ selfies”

A pretensão salarial pode ser questionada pelo recrutador, porém no currículo essa informação é irrelevante.

Colocar como objetivo vários cargos é um pecado mortal e pode eliminar logo de primeira o candidato do processo.

Um currículo deve conter apenas 2 páginas, utilizando fonte em Arial/Times/Verdana, tamanho 12.

Nunca coloque números de documentos pessoais;

Atente—se aos erros de ortografia, gramática e concordância;

Cores fortes e fontes coloridas e chamativas. Prefira sempre a sobriedade, e use os modelos padrão;

Informações incompatíveis com a vaga. Antes de candidatar-se, verifique se suas competências são realmente compatíveis com o emprego ofertado. Exemplo: vaga para professor de Português e formação em Biologia.

Agora é com você! Siga essas dicas e dedique-se às informações de seu currículo, onde as chances de ser chamado para uma entrevista serão bem grandes! Assim a escolha é sua!

*Luciana Ferreira é coach, presidente do grupo Elemento RH, administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *