Quantas vezes sua empresa precisou contratar alguém e na hora de fazer o recrutamento havia diversas pessoas que não tinham o perfil adequado para o cargo ofertado? Ou então, quantas vezes na hora de produzir um anúncio do cargo você teve dificuldade de descrever a função que o profissional iria exercer, ou até mesmo os requisitos para participar da seleção?

Chega dessa confusão, porque hoje iremos te ensinar como fazer a descrição de cargos de forma correta o que vai te auxiliar a ser mais certeiro no recrutamento e seleção da sua empresa.

O que é Descrição de Cargos?

Descrição de Cargos ou também conhecido como Job Description é um documento feito pela área de RH que contém a descrição das atividades e responsabilidades que cada cargo deve exercer dentro da empresa, nele também deve conter as formações necessárias, habilidades e competências específicas para a área. Esse documento se torna um manual que auxilia na hora do recrutamento e seleção, além de colaborar para que os profissionais saibam quais seus papéis e atividades no dia a dia.

Esse manual deve ser feito de maneira clara e objetiva para que os gestores compreendam o tipo de cargo que precisa ser ocupado e qual a contratação que precisa ser feita. Deve-se padronizar essas ações para que sempre que o RH precise fazer esse tipo de ação eles saibam o caminho que deve ser seguido.

Os cargos devem ser relacionados dentro de um organograma para que seja possível a visualização de crescimento profissional e o próprio crescimento da empresa. As descrições de cargo podem e devem sofrer alterações conforme a situação da empresa, e deve se modificar o organograma conforme as modificações ocorrem, e repensar estratégias conforme as mudanças de mercado.

Como fazer Descrição de Cargos?

Primeiramente deve-se fazer um levantamento de todas as informações necessárias dos cargos da empresa, e após feito isso deve-se detalhar e formatar o documento de acordo com a cultura de sua empresa.

Para fazer uma boa descrição de cargos, você irá precisar seguir um passo a passo:

  1. Identifique com o nome completo do cargo que está sendo ofertado, e atente-se em colocar a nomenclatura correta de acordo com o que já está sendo utilizado no mercado, não fique inventando nomes pois as pessoas não se identificaram com o cargo e acabará resultando em falta de inscrição para a seleção ou até mesmo inscrições de perfis que não são os procurados pela empresa;
  1. Faça um organograma com o posicionamento hierárquico do cargo demonstrando a quem essa pessoa irá responder ou quem irá responder a ela, se será um cargo superior ou subordinado;
  1. Descreva quais os objetivos desse cargo, quais as metas e resultados que espera que seja entregue, quais os limites e os potenciais que o cargo pode ofertar;
  1. É ideal que seja claro sobre quais as atividades atribuídas ao cargo, e que haja acompanhamento de resultados e engajamento do colaborador;
  1. Veja qual a necessidade de experiência profissional para cada cargo, alguns não precisam de grande vivência profissional, mas alguns são excepcionais para determinadas funções;
  1. Também é necessário ver qual a formação acadêmica específica que será necessária, podendo variar desde nível técnico a superior, mas é necessário analisar pois existem cargos que exigem um grau de instrução para exercê-lo;
  1. Descreva quais as competências necessárias para exercer o cargo, crie observações e detecte quais são as habilidades ideais para trabalhar com maestria na área. 

Esse passo a passo irá lhe ajudar a filtrar o candidato ideal para trabalhar na área que sua empresa está precisando, além de que tendo em mente esses tópicos será mais fácil de saber o caminho que o colaborador deverá seguir, pois cada campo bem descrito é algo que você terá como perspectiva sobre o que o funcionário deverá desempenhar, além de poder utilizar esse formato para todas suas contratações o que irá facilitar seu processo de recrutamento e seleção.

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