Ao contrário do que muitos pensam, o marketing não se resume apenas em comerciais e propagandas em geral – ele também pode ser usado de uma forma muito interessante, divulgando e valorizando a imagem de um profissional.
O chamado “marketing pessoal” é uma carta na manga nos momentos de busca de emprego e hoje falaremos sobre como usá-lo para se destacar no mercado de trabalho.

Se você já colocou em prática alguma estratégia para melhorar sua imagem profissional, saiba que utilizou o marketing pessoal mesmo sem perceber.
Definido como um conjunto de ações que buscam melhorar a imagem de um profissional frente ao mercado de trabalho, essa vertente do marketing engloba não só questões como aparência, mas também comportamento, networking, preparação e atitudes.

Vamos saber mais sobre ele?

Qual o objetivo do marketing pessoal e como colocá-lo em prática?

Bom, assim como dissemos no começo da matéria, o marketing pessoal é uma vertente do marketing que visa promover a imagem de um profissional por meio de uma divulgação pessoal. Assim, essa prática tem como objetivo tornar referência quem a utiliza, além de fortalecer seu nome e imagem.

Para chegar ao objetivo de fortalecimento do profissional, o marketing pessoal explora características como experiências profissionais, networking, habilidades gerais, presença digital, boa comunicação, etc.
E para que você saiba praticá-lo, o Grupo Elemento RH preparou algumas dicas infalíveis. Confira:

Defina seus objetivos:

O primeiro ponto a ser analisado é onde você quer chegar. Afinal, é a partir dessa informação que você elaborará todas as estratégias do seu marketing pessoal.

Se você definiu que seu objetivo é conquistar uma vaga específica em uma empresa X, todas as suas ações deverão estar de acordo com essa decisão. Assim, será necessário estudar sobre a instituição, fazer networking com seus colaboradores, se especializar para a vaga, se adequar ao tipo de profissional que a empresa normalmente contrata, etc.

Busque qualificação:

No tópico anterior, pontuamos sobre a necessidade de se especializar – e agora falaremos mais profundamente sobre isso.

Seja para conquistar uma vaga em uma empresa diferente ou uma nova posição na empresa que você já se encontra, a qualificação é um fator (muito!) importante. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e, para se destacar dos outros candidatos, é necessário possuir diferenciais que eles ainda não possuem.
Por isso, busque se especializar profissionalmente de forma comportamental e técnica. Uma boa dica é investir em cursos da sua área – ou, se preferir, procurar por materiais grátis na internet e estudar por conta própria.

Cuide da sua imagem no meio digital:

É inegável que o marketing, hoje, está profundamente atrelado ao meio digital – e com o marketing pessoal não seria diferente. Como consequência, para conquistar seus objetivos profissionais, é preciso estar realmente atento à sua imagem virtual.

Os recrutadores, líderes e tomares de decisão tem cada vez mais adquirido o hábito de pesquisar as redes sociais do candidato antes de contratá-lo. Por isso, tenha muito cuidado com o tipo de postagem que compartilha e busque deixar suas redes o mais profissional possível – ou feche-as.
Uma boa opção é usar e abusar do LinkedIn, utilizando o espaço para compartilhar seus cursos ou artigos interessantes da sua área de atuação.

Faça (muito!) networking:

Uma das vertentes mais importantes do marketing pessoal é trabalhar e ampliar sua rede de relacionamentos. Afinal, ela tem um peso muito grande na sua vida profissional – e pode te gerar muitas oportunidades.

Busque se relacionar com pessoas de influência no mercado e, de preferência, que sejam da sua área de atuação. Além disso, participe de muitos eventos, se inscreva em cursos e seminários, troque experiências, adquira muitos novos contatos e procure ajudá-los sempre que puder.
Isso sem dúvida fará com que você seja lembrado quando surgir alguma oportunidade!

Se mostre comprometido:

Caso seu objetivo seja subir de cargo, essa dica é especialmente para você. Afinal, o comprometimento é indispensável para conquistar os líderes e mostrar que você pode (e deve!) ser promovido.

Apesar de ser um item relativamente simples, muitos profissionais esquecem de colocá-lo em prática. Por isso, para contribuir ainda mais com o seu marketing pessoal, faça diferente.
Busque mostrar-se realmente comprometido com os objetivos da empresa, sugira mudanças, ajude seus colegas de trabalho, desenvolva habilidades de liderança e veja a diferença em sua vida profissional acontecer. O comprometimento é sempre valorizado e, em sua busca por valorização profissional, ele não pode ficar de fora.

Em resumo, seu marketing pessoal é como uma estratégia utilizada para o lançamento de produtos e serviços no mercado – mas, nesse caso, você é a sua marca. Por isso, se sentir que precisa de ajuda nesse processo, entre em contato com o Grupo Elemento RH e aprenda a se valorizar profissionalmente, ampliando ainda mais suas oportunidades de emprego!