Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, constatou que trabalhadores satisfeitos são até  31% mais produtivos. A gestão de pessoas e equipes tem prendido a atenção e os investimentos das empresas na capacitação de seus líderes, para que eles sejam capazes de engajar a produtividade coletiva e  individual também. Porém algumas organizações ainda ignoram essa nova realidade e acabam sofrendo com consequências como alta rotatividade, ausência de serviços e baixo rendimento de funcionários.
Alavancar a produtividade pode aumentar bastante as chances de sucesso de qualquer negócio. Contudo, a baixa iniciativa dentro do ambiente de trabalho e ausência dos colaboradores ainda são recorrentes em muitos lugares, e podem estar diretamente relacionados à falta de incentivos.

É importante nesse caso que os gestores entendam e visualizem o valor de ter uma equipe motivada pode ser essencial para aumentar o rendimento no dia-a-dia da empresa. Sendo assim, o investimento na gestão de equipes pode influenciar diretamente no aumento de resultados. E caso sua empresa não esteja produzindo como deveria, talvez seja necessário promover mais ações voltadas para a gestão de equipes.
Abaixo listamos algumas dicas que podem ser úteis no engajamento e satisfação do seu time!




Comunicação Interna

Organize reuniões, alinhe os objetivos organizacionais, mantenha atualizado os meios de comunicação da empresa e as redes sociais. É importante assegurar que os gestores também estejam alinhados, e que possam ser estabelecidas discussões com todos os níveis hierárquicos, sempre da maneira mais clara e objetiva possível. Uma comunicação aberta e mais próxima gera engajamento, satisfação e mais comprometimento.


Plano de Ação

Defina e trace um plano de ação para que seus objetivos e metas sejam atingidos de maneira mais assertiva e rápida. Estabeleça estratégias, tarefas, os responsáveis pela execução, faça o cronograma completo. Sem um planejamento estruturado, não há resultados! Sobre o que tem de ser feito, sempre pergunte-se:

O que? Por que? Onde? Quando? Quem? Como? Quanto?

Respondendo essas perguntas, certamente o responsável definirá um plano de ação com mais chances de sucesso, no prazo necessário. Organize, controle o fluxo de trabalho e fixe suas prioridades. Você pode também contar com a ajuda de ferramentas como softwares que otimizam o trabalho, lembre-se também de revisar processos internos a fim de localizar e reparar possíveis falhas.



Promova ações de reconhecimento e feedbacks constantes

Todo mundo gosta de receber reconhecimento por seus esforços e dedicação, por isso é importante promover ações de agradecimento perante o batimento de metas e comprometimentos diferenciados. É necessário ter em mente que o reconhecimento individual, apontar forças e fraquezas, é igualmente indispensável. Feedbacks e os elogios são excelentes maneiras de comunicar e pontuar, geralmente individualmente, pontos que podem ser melhorados, dicas e observações. Comemore e valide também as ações em grupo. Elogios são poderosas ferramentas motivacionais!