Artigo produzido para o portal Negócios & Carreira
Por Luciana Ferreira
Atualmente, a forma como é vista a gestão de pessoas pelas organizações vem sofrendo profundas transformações, sendo esta dada pelas mudanças no mundo do trabalho, onde a mudança na comunicação entre profissionais e organizações sofrem também mudanças significativas.
Neste contexto, a valorização no conceito retenção e engajamento do colaborador, o zelo pela imagem da empresa e a motivação de modo a alcançar resultados significativos, tem início na gestão de pessoas.
Assim, independentemente de seu porte hoje é primordial que a empresa utilize ações estruturadas de gestão de pessoas, podendo contar com uma consultoria especializada neste papel, de modo a agregar valor, supervisionar, gerenciar e motivar colaboradores, proporcionando uma comunicação aberta entre colaboradores e empresa, refletindo consequentemente em seu crescimento, diz Luciana.
Contudo, implantar a gestão de RH na organização independente de seu porte, é fundamental e esta exige uma análise muito ampliada de toda a organização e do ambiente, afim de elaborar um plano de ação mais adequado, através de um diagnóstico, interno e externo. Este diagnóstico pode ser feito internamente ou de preferência com o acompanhamento de uma consultoria. Se a empresa não quer manter o departamento internamente, ela pode terceirizar o serviço.
Nesse sentido, o Grupo Elemento RH possui um time de profissionais preparados no auxílio das organizações e para a maximização de seus resultados, onde todas as soluções são focadas no colaborador primeiramente, para que ele se identifique com os objetivos, valores e missão da organização e se deem o melhor de si no desempenho de suas tarefas, aliando sempre os mais altos níveis de qualidade.
Desse modo, quando a área de gestão de pessoas é devidamente reconhecida pelo gestor e implantada, ela se torna capaz de desenvolver tanto as pessoas como profissionais, tornando a empresa mais competitiva e diferenciada perante a concorrência, ressalta Luciana.
No entanto, o reconhecimento do valor das pessoas na empresa, principalmente em tempos de transformações econômicas, é primordial, além de que as empresas não crescem sozinhas, elas são feitas por pessoas. São seus colaboradores que estão por trás de todo bom resultado, e estes precisam ser desenvolvidos e despertados, aonde o RH precisa ser visto como um parceiro estratégico do negócio, tomando decisões junto com as demais áreas e, assim, estando cada vez mais presente e cada vez mais exercendo um papel de influência.
Diante disso, em linhas gerais é necessário focar em questões de grande importância como unir, integrar, valorizar, treinar, capacitar, inovar, gerar valor e, acima de tudo, respeitar os seres humanos, afim de desperta-los e desenvolve-los em sua potencialidade máxima, afim de proporcionar melhoria nos resultados quanto a níveis de produtividade, de forma a garantir o sucesso da empresa.
Portanto, um novo perfil no que condiz á gestão de pessoas surge então, sendo essencial que a organização tenha visão estratégica e invista no capital humano, aumento, por conseguinte o engajamento, a motivação e a produtividade, onde a organização que realiza esse investimento obterá muito mais retorno.
Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.