A importância do Networking para a carreira de um profissional
É natural encontrar opiniões divergentes sobre a necessidade em manter um networking, no mercado de trabalho. Afinal, ter uma rede de contatos profissionais é fundamental, principalmente em momentos de crises financeiras nas empresas.
Ele é cada vez mais valorizado no mundo, pois são os contatos, os relacionamentos e influências que você tem que fazem com que novas oportunidades de negócios surjam.
Além de fazer toda a diferença no dia a dia, seja para apoiar negociações comerciais ou até atuações em conjunto, um bom networking é extremamente importante para quem busca novas oportunidades.
O que é e qual a importância do Networking?
Este termo em inglês, que significa “rede de contatos de trabalho”, apresenta uma forma de manter relações profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.
Manter bons relacionamentos com outras pessoas sempre foi importante, seja no universo corporativo ou não. É uma forma de aumentar o círculo social.
Muitos consideram o Networking como um conjunto de falsas amizades que alguém mantém apenas com a intenção de facilitar seu trabalho ou a procura por um outro. Porém, este pensamento vem diminuindo ao longo dos anos e, manter um relacionamento com colegas de trabalho tem sido cada vez mais importante e bem visto.
Cada ação que realizamos nos aproxima, de certa forma, de outras pessoas. No mundo corporativo cada evento, simpósio ou curso, por exemplo, favorece essa aproximação.
Podemos pensar que nosso ambiente de trabalho é o local em que passamos grande parte do nosso tempo, então é extremamente importante cultivar esses relacionamentos e mantê-los. Eles podem nos favorecer com inúmeros benefícios, como a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas inspiradoras, que ajudam a agregar conhecimento e alcançar objetivos desejados, além de traçar novos.
O principal em um Networking é a troca de conhecimentos, experiências e informações, que ajuda, consequentemente, a manter a satisfação no trabalho e a qualidade dos seus resultados entregues.
Como construir um bom Networking?
Dentre seus diversos benefícios, o Networking ajuda nas oportunidades para um novo negócio, na troca de informações e conhecimentos, na formação de parcerias a longo prazo e possui um efeito multiplicador em toda uma rede de relacionamentos.
Como já mencionamos, um Networking envolve uma relação de troca, ou seja, não apenas falar, mas também ouvir. Da mesma forma que alguém precisa conhecer suas necessidades, desejos e objetivos, é preciso dar abertura para que as outras pessoas cheguem até você para partilhar dúvidas e incertezas.
Mais que manter os contatos que você já tem hoje é importante buscar contatos antigos, de profissionais que passaram pela sua vida profissional há anos atrás.
Uma boa tática é aproveitar as redes sociais para facilitar esses contatos. Pode ser através de um grupo no WhatsApp ou através do próprio LinkedIn que está dedicado totalmente à Networking. Manter suas páginas atualizadas é extremamente importante, pois permite que, além dos seus contatos saberem o que está fazendo e em que posição profissional está, novos contatos te encontrem.
Porém o Networking também deve ir além das redes sociais. Encontros em eventos, happy hour, jantares e almoços são importantes para manter essa rede de contatos. Cada conversa é uma oportunidade de expandir essa rede de contatos. Baseie-se em respeito, competências e habilidades.
Por fim, defina quais são seus objetivos e o que você está buscando profissionalmente. Assim, saberá quais são os contatos importantes e quais são os relacionamentos que precisa manter e cultivar, sem esquecer que uma relação profissional deve ser interessante para as duas partes. Ninguém tira proveito de ninguém.