A cada dia o mundo é mais VUCA, mas o que isso significa?
VUCA é um termo em inglês, de origem militar que significa, sigla por sigla, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Acima de tudo, ele é uma descrição do mundo em que vivemos hoje, devido suas constantes mudanças e instabilidades que, no universo empresarial são novidade.
Interfere diretamente na forma em que os colaboradores e gestores planejam, tomam decisões e desenvolvem o gerenciamento de riscos de cada setor da empresa, por exemplo.
As organizações mais modernas conseguem utilizar o VUCA como um guia para evitar crises e até mesmo a rotatividade de seus colaboradores.
Termo por termo
Volatilidade: significa a velocidade, o tamanho e a origem das mudanças imprevisíveis que podem ocorrer.
Incerteza: a falha em poder prever o que está por vir, falta de previsão.
Complexidade: a dificuldade em compreender itens, acontecimentos e fatores que podem interferir na organização da empresa.
Ambiguidade: a falta de comunicação e clareza sobre a origem de um problema ou acontecimento.
Por que se preocupar com o VUCA
O VUCA interfere diretamente na maneira que pensamos e atuamos estrategicamente. Os antigos formatos de planejamento já não tem utilidade no universo VUCA.
Isso acontece porque vivemos em tempos em que as variações de taxas de câmbio, juros, taxas, decisões políticas, posicionamento na mídia e até desastres ambientais podem afetar o funcionamento de diversas organizações.
Diferente de anos atrás, hoje é difícil prever faturamento a longo prazo, posicionamento da empresa, impactos tecnológicos futuros, porque tudo está em constante mudança, inclusive as pessoas. Tornou-se necessário que os gestores tenham habilidades de avaliação de complexidade e flexibilidade.
Ao longo do tempo os formatos de treinamento e formação de líderes não sofreu alterações e atualizações, e talvez este seja o principal problema. O desenvolvimento deles não está acompanhando a rapidez necessária para viverem neste novo ambiente.
Um planejamento estratégico completo, que passa pela missão, visão, valores, análise swot, análise competitiva, definição de estratégias, desdobramentos em projetos, ações, metas, e acompanhamento a longo prazo, tornou-se obsoleto.
A própria questão de missão, visão e valores costuma ser mais um chavão que uma identidade real da empresa. Elas deveriam ser o ponto de partida para o desenvolvimento da empresa, mas vivem em constante mudança junto à organização. Afinal, apresentar a visão da empresa e seus valores não impacta diretamente na cultura da empresa. Quantas organizações envolvidas em escândalos não têm, por exemplo, as palavras “ética” e “transparência” aplicadas em seus valores?
O que mostra realmente a cultura de uma empresa são suas ações e atitudes tomadas frente aos problemas e crises que surgem. Em um mundo VUCA, emparedar valores e visão é algo, realmente, de se ignorar.
Isso também vale para as análises, que por tanto tempo foram usadas, afinal um conjunto de planilhas e tabelas não define mais o futuro de uma organização. E não é mais possível prever crises e grandes problemas olhando apenas para elas.
Mesmo a definição de estratégias não é mais uma ferramenta assertiva, pois todos os fatores que citamos acima podem alterar e interferir diretamente na estratégia desenhada.
A definição de planos, metas e até prazos também não pode ser mais um ponto concreto. Todos estes itens foram desenvolvidos para um mundo que podia ser controlado, cheio de acontecimentos previsíveis.
Já não faz mais sentido um grupo ficar horas em uma mesma reunião, debruçado em relatórios e análises adaptando planos que, com certeza, não terão utilidade no contexto em que nos encaixamos hoje.
Imagine que tudo, todas as ferramentas, estratégias, planos de desenvolvimento, metas, ideias, tudo isso não funciona mais em um ambiente VUCA. E não significa que elas foram um desperdício de tempo. O que acontece, simplesmente, é que elas não foram criadas para serem usadas em um universo VUCA.
Não é só uma questão de aceitar esse novo formato. A mudança é constante e afetará tudo e todos.