Artigo para o portal Clube de Administração
Por Luciana Ferreira

Atualmente a organização moderna é o resultado de mutações ancestrais, onde muitas pessoas vivem em busca da formula pelo sucesso, procurando-se obter mais com menos.  Nesse sentido, o que os animais podem nos ensinar sobre o sucesso?

O segredo está nos hábitos diários, na forma de como os animais organizam seu trabalho, nos ensinando em termos de eficiência e produtividade, dividindo suas tarefas entre milhares sem que haja falhas.
Assim, os animais nos mostram em seus comportamentos, a lidarmos com assuntos como finanças, comportamento, motivação. Ainda, os animais dão exemplos de planejamento, ou seja; os animais mostram o exemplo de que o sucesso está no time, não no indivíduo.

É importante destacar que, em algum momento nós humanos temos algumas semelhanças com os animais, desde nossos comportamentos, que por mais simples que sejam podem ser decisivos para o sucesso.

Contudo, assim como os animais todos temos capacidades e habilidades próprias, e atividades que realizamos e nos levam ao sucesso; mas quando alguém nos força a ocupar uma posição que não nos serve, o sentimento de frustração, desencorajamento, e até culpa, provoca mediocridade e derrota total.

Dessa forma, o futuro será diferente, mas nos assimilamos aos ancestrais, onde serão criados espaços de compartilhamentos, assim como os animais em suas tocas, onde as pessoas descobriram novos significados acerca de compartilha através dos novos meios de comunicação a surgir.
Portanto, por mais que nos julguemos tão acima dos animais, somos apenas uma espécie do ecossistema, onde basta um pouco de foco, metas claras, organização de tarefas, para se obter o sucesso.