A imprevisibilidade sobre o futuro do Brasil e do mundo permeia a realidade atual de empresas dos mais variados segmentos, que para resistirem aos impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do corona vírus, se desdobram na busca por soluções acertadas e pertinentes.
Em meio a um cenário nada encorajador, em que a saúde física e mental dos colaboradores também requeriam mais cuidado do que nunca, as  lideranças e profissionais de recursos humanos tiveram de descobrir novas maneiras de manter seus times engajados, motivados e produtivos ao longo dos últimos anos.
Conforme as novas tecnologias foram chegando ao mercado de trabalho, possibilitando a automatização dos processos, o papel do RH foi ressignificado, tornando a gestão de pessoas mais estratégica, humanizada e indispensável para o sucesso dos negócios. Isso porque o mercado entendeu que, quanto mais humano e acolhedor for o ambiente de trabalho, maiores são as chances de atrair e reter talentos qualificados e realmente motivados para a companhia. Tudo isso tem a ver com a manutenção do capital humano dentro de uma empresa ou organização!
Sabemos que situações como essa podem despertar um sentimento de vulnerabilidade nos colaboradores e criar um cenário que, aparentemente, é difícil de administrar. Porém, é justamente esse cenário que pode te ajudar a explorar sua criatividade e a forma de lidar com desafios.
É preciso enxergar além da incerteza, e não esquecer o foco do projeto inicial e objetivos de longo prazo. E boas dicas sempre são bem aceitas na hora de buscar aperfeiçoamentos!


Gestão de Pessoas e o Papel da Liderança

A área de Recursos Humanos antes era associada unicamente à administração de processos burocráticos. Mas, ao passo que novas tecnologias foram chegando ao mercado de trabalho permitindo a automatização desses processos, o papel do RH foi ressignificado.
As empresas entenderam que quanto mais humano e acolhedor for o ambiente de trabalho, maiores as chances de atrair e reter pessoas qualificadas e verdadeiramente motivadas para ajudar no desenvolvimento da companhia.
Colaboração, criatividade, hábitos de aprendizagem e capacidade para resolução de problemas são valores mais alinhados ao perfil esperado dos chamados líderes do futuro. E são eles que irão promover, direta ou indiretamente, estes valores entre seus liderados por meio de uma boa gestão de pessoas.


Os Pilares de uma Gestão de Pessoas Eficiente


Conheça o Perfil de seus Colaboradores

Quando se conhece o perfil comportamental de seus colaboradores, você consegue entender como cada um funciona e como reagirão em momentos de pressão e grandes mudanças, como o que estamos vivenciando em tempos de pandemia. Um líder também deve ser um Analista Comportamental, para aumentar os seus resultados.


Encorajamento

Equipes motivadas entregam resultados melhores! Sendo assim, o gestor precisa reconhecer quais são os fatores que ajudam sua equipe a trabalhar de maneira mais engajada.
Definir metas desafiadoras, estabelecer uma cultura de feedbacks e deixar traçada as perspectivas de crescimento profissional dos liderados são bons exemplos de como colocar isso em prática.
Um dos maiores benefícios do incentivo e motivação no ambiente de trabalho é o aumento da autoestima e confiança dos colaboradores, tanto no contexto profissional quanto no pessoal.
Ao se verem de forma positiva, os funcionários também passam a se comportar de forma mais proativa. Sem funcionários motivados, sua empresa estará deixando escorrer pelo ralo o potencial de seus talentos e, consequentemente, poderá perder espaço no mercado.


Comunicação e Saúde Mental

A insegurança gerada pela pandemia e crise econômica vigente, acaba por refletir de forma negativa no emocional dos colaboradores, o que impacta diretamente na produtividade, no engajamento e na resiliência da equipe.
Os líderes e os profissionais que atuam na gestão de pessoas devem traçar estratégias, fundamentadas em uma comunicação ágil, transparente e constante, de modo que os associados percebam que estão sendo cuidados, mesmo em um cenário difícil como o atual. Além disso, a equipe deve entender que o líder não é indiferente e sofre, também, os efeitos da situação.


Foco no Longo Prazo

É importante não perder o foco nas metas pré-estabelecidas, e em onde a empresa deseja chegar, considerando também as mudanças contínuas que ocorrem no mercado para adaptar as estratégias de acordo com os momentos políticos, econômicos e outros fatores que influenciam. É imprescindível rever frequentemente o planejamento da empresa e analisar as tendências de mercado, pois servem de base para tomada de decisões mais assertivas quando se trata de garantir a estabilidade e crescimento do negócio a longo prazo, apesar das adversidades.
Assim, trace um plano juntamente dos  seus colaboradores, criando juntos soluções que minimizem possíveis perdas.