Muitas empresas têm apostado em um ambiente com mais descontração, abandonando o visual e clima mais sério justamente para que os seus funcionários fiquem mais confortáveis no ambiente de trabalho, assim como também mais produtivos.

Porém, não é por causa deste ambiente descontraído, que não é necessário haver o seguimento de algumas regras de etiqueta no trabalho. Muito pelo contrário, algumas regras são primordiais para que haja um ambiente em que as pessoas não se sintam constrangidas.

Abaixo, listamos as 5 principais regras de etiqueta no trabalho:

  • Humildade e Respeito

Jamais utilize a posição que você tem no trabalho para conseguir algo ou amedrontar os colaboradores de sua gestão. Os melhores profissionais são aqueles que após conseguir um cargo de chefia, continuam tratando todos com igualdade, independente que sejam seus subordinados.

Além da humildade, também é necessário saber sobre a obrigação de tratar todos com o devido respeito, seguindo uma antiga frase: “Não faça nunca para o outro, o que não quer que seja feito com você”.

  • Privacidade

Muitos profissionais passam mais tempo de seu dia com as pessoas do trabalho do que em outro local, isso faz com que haja uma aproximação maior, mas mesmo próximos é preciso respeitar a privacidade dos demais funcionários, não invada o limite estabelecido.

Muitas pessoas já perderam promoções no trabalho, por ser inconveniente e indelicado. Lembre-se que se trata de um ambiente corporativo onde a intimidade da vida fora do trabalho deve ser respeitada.

  • Apelidos e brincadeiras

Não crie apelidos para pessoas do ambiente de trabalho, opte sempre por chamar pelo nome. Inclusive, existe o chamado bullying corporativo e que é uma enorme preocupação das empresas nos dias atuais.

No que se refere as brincadeiras, é preciso dosar as mesmas, já que trabalhar em um ambiente pesado é muito ruim para todos, por isso as brincadeiras devem ter limites.

Portanto, palavrões e piadas obscenas devem ser evitadas, já que em um ambiente de trabalho, é possível encontrar pessoas de diversas crenças e formações culturais. O ambiente de trabalho deve ser alegre, porém é preciso haver limites.

  • Sempre disposto a ajudar e equilibrar o tom de voz

Pessoas que estão sempre dispostas a ajudar são as que mais colhem frutos positivos durante toda a trajetória. Os profissionais que agem assim no ambiente de trabalho, normalmente demonstram mais confiança e conseguem estabelecer as melhores parcerias. Assim como também, são aquelas que mais se destacam e conseguem promoções.

Porém, sempre que se propor a ajudar, é preciso ter certeza que não atrapalhará o desempenho de suas funções.

Além disso, é primordial que você dose o tom de voz, tomando o cuidado necessário para não falar de modo grosseiro ou que de alguma forma possa constranger e desrepeitar com suas palavras. Para que isso não aconteça, tente controlar-se ao máximo no ambiente de trabalho, desta forma você ajudará para manter um ambiente sadio e leve.

  • Se prometer algo, cumpra

Se você se comprometer em fazer alguma atividade, então deve cumprir. Por ser um ambiente de trabalho o que você diz que irá executar deve ser realmente feito, nada de deixar para depois ou esquecer, pois essa atitude pode comprometer o desenvolvimento das tarefas.

 

Estas são as regras principais, além de muitas outras que todo profissional deve ficar atento, o recomendado é sempre manter o bom senso e respeito para que todos tenham um bom ambiente corporativo.